De maneira bem genérica e direta podemos dizer que o aterramento é uma proteção aos equipamentos e usuários contra descargas elétricas. Isso se faz por meio de uma conexão à terra - geralmente um fio de cobre ligado a uma estaca fincada ao solo.

Sem essa medida de segurança devidamente tomada, equipamentos podem ser danificados e, em casos mais graves, pessoas podem se acidentar seriamente. O fio do aterramento é padronizado nas cores verde, amarelo ou em ambas as cores. Esta figura ilustra bem um aterramento:



Já nesta outra imagem, podemos observar uma verdadeira pérola: um aterramento incorreto utilizando um simples copo plástico recheado de terra. Neste caso de aterramento feito "nas coxas", não há ligação com o solo e a descarga que poderá atingir a água passará pelo corpo daquele que estiver tomando tranquilamente seu banho.



Pelos motivos aqui expostos, ficou claro a importância de contratar um eletricista qualificado para o serviço. Por isso, sempre contrate um bom eletricista para cuidar do aterramento elétrico.